terça-feira, 6 de maio de 2008

A quimica das plantas medicinais


Ora que coisa tão estranha... A quimica das plantas medicinais ?! Supostamente são plantas e não apresentam qualquer envolvimento quimico, no entanto a quimica é extremamente abrangente, E sim a base das plantas medicinais passa pela quimica essencialmente. No estudo dos seus compostos quimicos, isolamento dos seus principios activos e difusão das suas "habilidades" atraves dos meios ciêntificos.

No meu 1º ano de Universidade da Beira Interior decidi mais uma amiga (Rituxa) fazermos um trabalho para uma cadeira [Quimica e a Sociedade] que consistia na apresentação de um placar com as medidas que quisessemos (não superior a 1.50m) sobre um tema "Químico" que nós quisessemos. Eu desde pequena adoro plantas, chás esse tipo de coisas e acredito na necessidade de voltar ás origens.

Neste segundo ano de UBI faço parte da direcção do nucleo de estudantes de quimica e bioquimica. Todos os anos se realizam conferências sobre temas em voga no meio ciêntifico com docentes de varias universidades que vêm transmitir os seus belos saberes e investigações a todos os que se deslocam ás Jonardas dos cursos de Quimica Industrial e Bioquimica. Este ano o dia Inicial das Jornadas de Quimica industrial 2008 foi sobre Fitoterapia e Fitofármacos.

E correu extremamente bem.
Foi a alegria dos meus olhos xD

UBIQUIMICA 2008

Acho importante desde já transmitir a quem estiver interessado em tal o saber que tanto me custou a decorar pra ter 19 naquele painel final :D

O meu trabalho foi composto de um livro sobre fitoterapia, com investigação sobre varias plantas detalhadamente o qual vou tentar colocar o essencial aqui, e o dito cartaz.

investiguei principalmente as seguintes plantas: Aloe Vera (Barbadensis Miller), Cannabis Sativa, Gingko Biloba, Ginseng e a sua aplicação nos fármacos hoje em dia.


Espero que seja do vosso interesse ! :D

Sem comentários: