terça-feira, 6 de maio de 2008

Fitoterapia

Do grego - Tratamento (therapeia) Vegetal (Phyton), ou ainda
"A terapêutica das doenças através das plantas".
Fitoterapia é o método de tratamento de doenças através das plantas e a forma mais antiga e fundamental de medicina da Terra. Há mais de 6000 anos o homem testa e escolhe instintivamente as melhores plantas medicinais para curar as suas doenças.
No nosso século, a medicina disseminou o emprego de antibióticos e remédios alopáticos e a nossa medicina natural, passada de geração em geração foi esquecida no tempo e para tudo existe um anti-biotico ou um anti-inflamatório á venda no balcão de qualquer farmácia.
O conhecimento das propriedades medicinais das plantas, dos minerais e de certos produtos de origem animal é uma das maiores riquezas da cultura indígena. Uma sabedoria tradicional que passa de geração em geração.
Vivendo em permanente contacto com a natureza, os índios e outros povos da floresta estão habituados a estabelecer relações de semelhança entre as características de certas substâncias naturais e seu próprio corpo.
O índio tem um profundo conhecimento da flora medicinal, e dela retira os mais variados remédios, que emprega de diferentes formas .
As práticas curativas das tribos indígenas estão profundamente relacionadas com a maneira que o índio percebe a doença e suas causas. Tanto as medidas curativas como as preventivas são realizadas pelo pajé, sendo estes rituais carregados de elementos mágicos e místicos que refletem o modo de ser do índio e o relacionamento deste com o mundo.
Segundo LELONG, na filosofia indígena as plantas são responsáveis pela cura devido à presença de um espírito inteligente.
O que os índios denominavam de espírito inteligente, hoje, graças aos estudos farmacológicos, sabe-se que nada mais é do que o princípio activo, produzido pelos vegetais. Além do metabolismo primário, as plantas produzem também substâncias resultantes do metabolismo secundário. Este metabolismo secundário se diferencia do primário, basicamente por não apresentar reacções e produtos comuns à maioria das plantas, sendo portanto específico de determinados grupos.
A fitoterapia é uma terapia com a propriedade de curar males profunda e integralmente, de maneira não agressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo.
Apesar de ser erroneamente considerada por muitos como uma
terapia alternativa, não é uma especialidade médica e faz parte do arsenal terapêutico habitualmente utilizado.

A proposta é, pois: resgatar a fabulosa herança que nos foi legada pelos nossos ancestrais, que é o poder da cura pelos elementos da natureza, onde encontramos o que há de melhor em vitaminas, diuréticos, anti-inflamatórios, cicatrizantes, etc. que compõem toda uma gama de fármacos utilizada como recursos de terapêutica preventiva e de emergência.
A matéria prima para tais medicamentos, corretamente prescrita pelos profissionais da área, pode ser facilmente adquirida em Ervanárias- as “farmácias das plantas”.

Esta forma terapêutica preocupa-se com o equilíbrio nutricional do indivíduo, observados os vários factores que reagem sobre as pessoas, visando manter um estado de harmonia energética e possibilitando, com eficácia, a solução da maioria dos problemas simples, que representam 95% dos atendimentos em geral em muitas urgências do nosso país.

1 comentário:

Its ME disse...

Enlgish Health talk at my blog http://theinnozablog.blogspot.com Its Me from Singapore.